Restricted Area

Diminuição do Intervalo entre Partos numa Vacada de Carne

O objectivo era claro: aumentar a fertilidade e diminuir o intervalo entre partos da vacada. Foi este o repto lançado por David Motta Ferreira, actualmente à frente da gestão da Agropecuária do Monte de São Pedro, em Avis.

O Monte de São Pedro começou por ser uma vacaria de leite nos anos 90, pela mão do seu pai. Talvez por ter a “escola dos bovinos de leite”, David tem bem presente a importância da alimentação das vacas sobre os parâmetros produtivos e reprodutivos de uma exploração, e mais especificamente ainda, da importância das vitaminas e mineiras na reprodução. Também por esta razão, é um produtor que se dedica frequentemente à análise dos dados do seu rebanho, uma vacada cruzada, com cerca de 260 vacas adultas, da quais 20 vacas são de Raça Pura Limousine. Os partos na exploração são distribuídos ao longo do ano, uma vez que os touros se permanentemente na vacada.

No que diz respeito ao maneio de pastagens, a exploração optou por fazer um maneio holístico, com aproveitamento directo por parte das vacas e respectiva rotação pelas várias parcelas da herdade. Além de pastagem, a exploração conta também com a produção de silagem de erva e de feno, para alimentação da vacada, com recurso ao unifeed, nas alturas de maior escassez alimentar e aumento das necessidades alimentares da vacada.
A vacada é normalmente alimentada “à mão” durante cerca de 4 meses por ano, rodando pelas várias parcelas de pastagem nos restantes 8 meses. Durante os 4 meses em que as vacas são alimentadas com recurso a unifeed, é feito um arraçoamento tendo em conta as análises regulares das forragens disponíveis na exploração, corrigido com um núcleo de vitaminas e minerais (Adimix Vacas Aleitantes 120). É a altura em que os animais não comem desta mistura que representa o maior desafio da exploração.

Assim, foi sugerido ao produtor a utilização de baldes de vitaminas e minerais, colocados nas várias parcelas pelas quais a vacada roda, para aproveitamento das pastagens – ZOOMEL Vacas Aleitantes. Em termos de características do produto, o ZOOMEL Vacas Aleitantes fornece:

 
O produtor utiliza os baldes como complemento da alimentação base há 2 campanhas, e os dados apresentados neste artigo referem-se precisamente à comparação entre a época de partos em que não se utilizou qualquer correcção vitamínico-mineral nas épocas de maior escassez alimentar (2017/2018) e as duas épocas de partos subsequentes (2018/2019 e 2019/2020), até à data de elaboração deste artigo. Foram calculados os intervalos entre partos, bem como a taxa de fertilidade da vacada para as 3 épocas reprodutivas.



Da análise da Tabela 1, pode verificar-se uma diminuição do Intervalo entre Partos desde a primeira época reprodutiva analisada (2017/2018) até à última época reprodutiva analisada (2019/2020), notando-se uma melhoria bastante significativa (-35 dias de intervalo entre partos) de 2017/2018 para 2019/2020.
 
Também pela análise dos dados referentes à taxa de fertilidade da vacada (número de vacas paridas / número de vacas presentes no efectivo * 100), pode-se verificar uma melhoria da taxa de fertilidade no efectivo do Monte de São Pedro, na ordem 13,85 % (Tabela 2).



Como conclusão, podemos afirmar que é possível melhorar os índices reprodutivos numa exploração de vacas aleitantes através da correção vitamino-mineral de uma forma simples como a colocação de baldes na pastagem, sem recurso ao unifeed.



 

Share this article

See also



01 July 2022
QUALIDADE DA SILAGEM DE MILHO: CORRELAÇÃO ENTRE A ENERGIA E A FIBRA
Na produção de leite de vaca, a alimentação é um ponto fundamental a que deve ser dada a devida importância, uma vez que tem implicações a nível produtivo, reprodutivo e ainda impacto na qualidade do leite. Para além destas, a alimentação pode significar 40 a 65 % dos custos de produção de uma exploração leiteira, e na qual o impacto da subida das matérias primas e o seu aprovisionamento se faz sentir. Sendo a silagem de milho um dos principais alimentos utilizados para a produção de leite de vaca, ao longo deste artigo vamos descrever algumas das valorizações da qualidade de Silagem de Milho para a produção leiteira.
15 September 2021
O LACTO-INICIADOR NA ALIMENTAÇÃO DE BORREGOS
Este estudo teve como objetivo demonstrar a importância do fornecimento de um lacto-iniciador em borregos provenientes de ovelhas de zonas/épocas com disponibilidade insuficiente de alimento.
Ensaio 
publicado na revista Ruminantes 40 (Janeiro / Fevereiro / Março) 2021.